Policiais do País de Gales visitam ASOFBM

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar recebeu nesta terça-feira (11/07) a policial galesa, Christina Bradley e o marido Christopher. Uma foto nas redes sociais da farda camuflada e o forte armamento dos policiais do Brasil, surpreendeu os policiais, que aproveitaram a viagem ao Estado Gaúcho para conhecer mais sobre a realidade da Segurança Pública do Rio Grande do Sul e manter intercâmbio com a ASOFBM sobre a profissão. 

" Cansei de fazer  policiamento  sem armas. Elas ficam no interior das viaturas, durante a operação", informa. 

 A policial, que foi para a reserva neste ano, iniciou na profissão em 1988.  Reside em Cardiff,  no País de Gales. Christina comenta que, nos últimos dez anos,  foram registrados no município, apenas cinco homicídios. Além, do policiamento ostensivo, o modelo de polícia adotado é o Ciclo Completo, que diminui a distância  entre o atendimento da ocorrência pelo policial militar  à justiça criminal. Também foi relatado que os cuidados da carceragem das delegacias são feitos por empresas da iniciativa privada, contratada pelo Estado .

O sistema prisional, também é feito por servidores públicos, tanto a guarda, como a condução interna dos presos. E o Sistema de Segurança Integrado funciona através de uma estação de polícia conectada em qualquer lugar do País. Através de uma chamada de emergência é possível pedir ambulância, Bombeiros, Policiais, assim como, acionar o conselho tutelar para infrações envolvendo menores, nesta mesma estação.

Apesar das diferenças, tanto em Gales, como no Brasil, os Policiais e Bombeiros Militares são considerados categoria especial de servidores públicos, sujeitos a regras, normas e princípios próprios . Por esta razão, não estão sujeito necessariamente à aposentadoria nos mesmos moldes que o servidor público civil. Outra, peculiaridade é a questão salarial. Neste ano, há registro que milhares de policiais protestaram contra tetos salariais e outras medidas de austeridade. A categoria sentiu fortemente o corte de 20 por cento no orçamento. Desde a década de 90, os policiais britânicos são proibidos de fazer greve, mesmo assim, uma agência de notícia, destacou que neste ano, o protesto foi maior do que o realizado em 2008. 

A família Bradley foi recebida na sede da ASOFBM pelo presidente da Associação, Cel Marcelo Gomes Frota.

 




Vídeos

TV ASOFBM - O vídeo é do pré-candidato ao Governo do Estado, Jairo Jorge em sua visita a Asofbm. Na medida em que forem sendo definidas as candidaturas e forem acontecendo os encontros - traremos de igual forma os registros! Assista.


Veja mais notícias [+]