ASOFBM comemora o 27º aniversário e os 20 anos da Carreira Jurídica Militar dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

 

A noite desta quinta-feira, 25 de maio, esteve carregada de simbolismo para a Associação dos Oficiais da Brigada Militar. Ao completar 27 anos de existência, a diretoria executiva reuniu, durante um coquetel, na Federação Gaúcha de Futebol, associados e autoridades. Foi em um ambiente em grande estilo,  carregado de história, reconhecimento e gratidão que os convidados, entre eles Ex-comandantes da BM e políticos brindaram o aniversário da Associação e os 20 anos da Carreira Jurídica Militar dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

Durante a solenidade foi destacado a importância do momento político do Brasil, quando a ASOFBM foi fundada. Isso aconteceu após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que atribuiu aos Estados a responsabilidade de prestar o serviço essencial de segurança pública As Policiais Militares passaram, então, a ser encarregadas da missão de preservar, restabelecer e aperfeiçoar a ordem pública, além do policiamento ostensivo, surgindo dessa forma, uma nova Brigada Militar. Foram essas mudanças constitucionais que despertaram em alguns Oficiais, entre eles, o atual vice-presidente da ASOFBM, Cel Marcos Beck,  a necessidade em fundar uma associação. A ASOFBM surgiu para concretizar os preceitos da cidadania, por meio da qualificação da Brigada Militar, e para conduzir as demandas dos Oficiais perante aos Poderes. E inúmeras foram as batalhas e vitórias conquistadas, ao longo do tempo, através de um trabalho permanente da diretoria em conjunto com os  Oficiais.

Mas, o destaque da comemoração, o maior feito da ASOFBM, ressaltado em todos os discursos, foi quando  a Carreira Jurídica Militar foi adotada no Estado, em agosto de 1997. Com isso, a Brigada passou a ter profissionais concursados com o mesmo requisito de ingresso das demais carreiras do Sistema de Justiça Criminal (Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Delegados de Polícia). Isso viabilizou a implementação do ciclo completo de polícia, que permite ao cidadão a solução dos problemas de menor gravidade criminal no próprio local da ocorrência, com mediação e sob comando dos Oficiais preparados para aplicar a Lei em tempo real. Um modelo de polícia pioneiro que, nesses 20 anos, foi adotado em outros Estados, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Piauí e Pernambuco.

Ao valorizar as datas, as conquistas do passado e também as atuais, o presidente da ASOFBM, Cel Marcelo Gomes Frota, reforçou o desejo, “queremos uma sociedade justa, com os princípios da Constituição de 88”, acrescentou o processo de amadurecimento da entidade e que “ a ASOFBM forte em sua missão e valores avança firmemente em direção aos anseios dos Oficiais e da sociedade do Rio Grande”.  Ao ser cumprimentado pelo trabalho honrado que vem realizando frente a associação, o presidente enfatizou que “brilhante são os oficiais”, e que “ a ASOF só é forte com essa união”.

Após o brinde, foi lançada uma campanha publicitária para marcar a importância dos 20 anos da Carreira Jurídica Militar dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. A campanha foi elaborada pela agência Vossa em conjunto com a diretoria e a assessoria de comunicação da ASOFBM. Foram realizadas peças como banner, front, cartaz A3, anúncio  para jornal impresso e busdoor. Haverá inserção  nas principais rádios do Estado.  E os adesivos que serão aplicados em 160 coletivos ( busdoor) vão circular pela Capital e Região Metropolitana durante 180 dias.

A diretoria da ASOFBM e associados, também, serão homenageados pela importância e o reconhecimento das datas, em sessão solene, durante o Grande Expediente, na Assembleia Legislativa, no próximo dia 8 e no dia 13 de Junho, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

 

 

 

 




Vídeos

Prazo para a inscrição no Concurso para Capitão da BM e do CBM vai até o dia 22 de novembro.Com a finalidade de informar aos diversos segmentos da sociedade gaúcha parte das atribuições dos Oficiais no dia a dia do cidadão, a ASOFBM realizou um vídeo


Veja mais notícias [+]