ASOFBM é homenageada pelo Hospital da BM de Santa Maria por relevantes serviços prestados à saúde

Nesta quinta-feira (18/10) foi realizada a formatura alusiva aos 72 anos do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria, ocasião que a Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, através do presidente, Cel Marcelo Gomes Frota, foi homenageada pelo relevante trabalho aos interesses das Instituições e da Categoria nas esferas política, jurídica e assistencial.

A homenagem foi feita pela diretora geral do Hospital, Ten Cel Gelsa Frazzon , associada da ASOFBM e  sua equipe. Durante a solenidade que reuniu autoridades e Oficiais médicos, o presidente da ASOFBM, renovou o compromisso com a saúde dos policiais militares da Brigada, Corpo de Bombeiros e seus familiares. Entre os participantes estavam, o Cel RR Worney Dellani Mendonça, que integrou o Conselho Deliberativo da Asofbm e que, também, foi agraciado com a Comenda da Saúde e o Comandante Regional da Região Central da BM, Cel Marcus Dutra. A entrega da homenagem foi feita pelo diretor Administrativo do Hospital, Major, Edi Paulo Garcia, associado da ASOFBM.

Cronologia do HBM de Santa Maria – Fonte – BM

Entre 1929 e 1934 os Policiais Militares do 1º RC (Regimento de Cavalaria) recebiam atendimento médico na própria unidade pelos Médicos civis Dr. Severo do Amaral e Dr. Amauri Lens. Quando o tratamento não era possível ambulatorialmente, os praças baixavam no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo.

Em 1933 já estava organizado o Serviço de Saúde do 1º RC, atendidos pelos Drs. Menna Barreto e Alberto Schons, médicos nomeados, que inconformados com a assistência à saúde dos brigadianos, conseguiram uma casa dentro do aquartelamento, que era moradia de oficiais, e a transformaram numa rudimentar enfermaria.

Em 1934, com sobras da construção do 1º RC, construiu-se a Enfermaria Regimental, no local onde hoje se encontra a administração e a entrada do atual hospital, que foi inaugurada em 10 de novembro de 1934.

Em 18 de Outubro de 1946, pelo Decreto Lei nº 1217, foi criado o Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBM/SM) comparado a Hospital de IV Classe do Exército Brasileiro, mas continuou funcionando como enfermaria.

Em 19 de dezembro de 1953 ocorreu a inauguração oficial do HBM/SM, porém ainda era considerado um modesto hospital.

No ano de 2008 decide-se pela abertura do Hospital para atendimento de todos os conveniados do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), bem como a abertura para outros convênios e atendimento a particulares como forma de funcionar a plena capacidade prestando assim um melhor serviço à comunidade de Santa Maria e região.




Vídeos

Prazo para a inscrição no Concurso para Capitão da BM e do CBM vai até o dia 22 de novembro.Com a finalidade de informar aos diversos segmentos da sociedade gaúcha parte das atribuições dos Oficiais no dia a dia do cidadão, a ASOFBM realizou um vídeo


Veja mais notícias [+]