Acervo da ASOFBM resgata parte da memória da Segurança Pública do Rio Grande do Sul

O material, Também, será utilizado no Instituto de Pesquisa da Brigada Militar

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar, representada pelo vice presidente, Cel Marcos Paulo Beck, recebeu, nesta sexta-feira (23/02) do jornalista e Coronel da BM, Juarez de Oliveira, um arquivo com parte da história da Segurança Pública do Estado contada por jornais. A solenidade foi realizada na Prefeitura de Tramandaí nas presenças do Comandante Geral da BM, Cel Andreis Silvio Dal'Lago, do prefeito Luiz Carlos Gauto (Major Gauto) e outras autoridades civis e militares.

O evento iniciou com o vice-presidente da ASOFBM, Cel Marcos Paulo Beck,  saudando todos os Oficiais e o Comandante Geral da BM pelas Promoções anunciadas no dia hoje e com  agradecimento especial ao jornalista e Cel Juarez de Oliveira pelo material doado. Em seguida, O Comandante-Geral,  Cel Andreis Silvio Dal'Lago, destacou a importância da dedicação do Coronel, que mesmo na reserva, continuou trabalhando para a Instituição ao arquivar fatos que fazem parte da história da Corporação. Salientou que o material da Associação dos Oficiais será utilizado, também, no acervo do Instituto de Pesquisa da Brigada Militar devido a sua importância. “A Corporação foi pioneira no País a constituir-se na primeira Polícia Militar a efetuar o chamado 'Ciclo Completo de Polícia', com relação a crimes de menor potencial ofensivo, o brigadiano, passou a efetuar o registro policial.”  Completou,“esses e outros fatos que fazem parte do passado da Brigada precisam ser preservados, dessa forma já solicito à ASOFBM o uso do material”.

Além da preservação dos originais, o acervo histórico, também, será digitalizado. O Departamento de Cultura da ASOFBM, dirigido pelo Cel Ubirajara Anchieta, deverá supervisionar e disponibilizar o conteúdo. Os fatos abordam dados desde 1959. Os temas são diversos, entre eles, a história dos Batalhões, a violência e criminalidade no Estado, os avanços no policiamento ostensivo, policiais militares mortos e feridos, a repressão na BM, salário dos PM´s no Brasil e fotos policial.O material vai servir para pesquisa de profissionais de diversas áreas. A digitalização dos originais é só uma parte do processo, que inclui arquitetura do site e plataforma onde as páginas ficarão disponíveis para consulta

No encerramento da cerimônia, o prefeito de Tramandaí, Major Gauto, ressaltou que“ hoje estou prefeito, mas sou brigadiano naquilo que é de interesse coletivo da nossa Instituição”. “ E não posso deixar de destacar e parabenizar os relevantes serviços da ASOFBM. Entidade que representa todos os Oficiais do Estado e que vem cumprindo com êxito suas atribuições”.

 




Vídeos

Conheça a trajetória da Entidade de Classe que representa os Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. Confira as ações, os desafios, as conquistas e novos projetos da Instituição.


Veja mais notícias [+]